Benefícios, deficiências e alimentos com Manganês

O Manganês é um oligoelemento necessário para desenvolver funções vitais do organismo , como a absorção de nutrientes, a produção de enzimas digestivas, o correto desenvolvimento dos ossos e a defesa do sistema imunológico.


O Manganês é um mineral essencial que ajuda a equilibrar os hormônios de forma natural para preservar o bom estado de saúde; além de realizar alguns processos químicos. A ingestão do manganês faz a síntese de nutrientes, como o colesterol, as proteínas e os carboidratos.


Geralmente, os alimentos que contêm Manganês também será ricos em Ferro. Ambos os minerais são normalmente encontradas nas mesmas refeições. Os alimentos integrais, legumes, grãos, nozes, sementes, frutas e legumes são as principais fontes de manganês nos alimentos.


Apesar de que o Manganês é um mineral fundamental para o nosso organismo, sua ingestão deve controlar o seu consumo através de suplementos alimentares para evitar efeitos colaterais.

Benefícios do Manganês | Deficiências de Manganês | Dose diária de Manganês | Fontes naturais de Manganês

Benefícios do Manganês



  • Previne a osteoporose, a artrite e a osteortritisEl consumo de manganês reduz as dores e inflamação dos ossos e articulações, e, por sua vez, melhora a massa óssea.

  • Previne a infertilidade e reduz os sintomas da Síndrome PremenstrualEl manganês ajuda na regulação hormonal, prevenindo, naturalmente, a infertilidade e reduz as dores e mudanças de estado durante a menstruação.

  • Previne a anemia e ajuda na perda de pesoEl manganês ajuda a armazenar o ferro no organismo para evitar baixos níveis deste mineral e que possa surgir anemia.

  • Reduz o risco de diabetes

  • Facilita a cicatrização das feridas

  • Mantém a função cognitivaEl índice de manganês adequado no organismo faz com que os neurônios do cérebro trabalhem em harmonia. A deficiência de manganês aumenta as chances de desenvolver doenças mentais, alterações no estado de ânimo, a capacidade de aprendizagem e, até mesmo, epilepsia.

  • Reduz o risco de sofrer câncer ou doenças do coração

  • Apoia os pulmões e a saúde respiratoriaEl manganês reduz a inflamação dos pulmões e o estresse oxidativo. Como consequência ajuda a curar os pulmões e melhora a saúde respiratória.

Deficiência de Manganês


A deficiência de Manganês é rara, já que o orgnismo é capaz de regular a quantidade deste mineral através dos níveis de absorção e excreção.


Apesar disso, a deficiência de manganês aparece por uma má alimentação ou distúrbios digestivos crónicos. A falta deste mineral cria graves problemas de saúde no sistema ósseo, muscular e o estado anímico.


Sintomas de deficiência de Manganês


Entre os principais sinais de deficiência de manganês são os seguintes:



  • Osteoporose

  • Anemia

  • Fadiga crônica

  • Sistema imunitário fraco

  • Afeta a Síndrome pré-menstrual

  • Desequilíbrios hormonais

  • Alterações gastrintestinais

  • Infertilidade

  • Sensibilidade à glicose

Dose diária de Manganês


Pode-Se obter a quantidade de Manganês necessária através de uma alimentação correta, sem problemas, com a prévia recomendação de um médico podem ser adicionados suplementos alimentares.


A quantidade diária recomendada de Manganês é a seguinte:



  • BEBÉSHasta 6 meses: 3 microgramos7-12 meses: 600 microgramos1-3 anos: 1’2 mg

  • NIÑOS4-8 anos: 1’5 miligramosNiños 9-13 anos: 1’9 miligramosNiñas 9-18 anos: 1’6 miligramas

  • ADOLESCENTES Crianças 14-18 anos: 2’2 mg

  • MUJERESA partir dos 19 anos: 1’8 miligramosDurante a gravidez: 2 miligramosDurante a amamentação: 2’6 miligramas

  • HOMBRESA partir dos 19 anos: 2’3 mg

Fontes naturais de Manganês


Os alimentos que são fonte natural de Manganês são, principalmente, alimentos integrais, legumes, nozes e sementes. Você também pode encontrá-lo em frutas e vegetais.


Alimentos com Manganês


Uma dieta variada e equilibrada que fornece a quantidade diária recomendada do mineral deverá incluir alguma destas fontes de manganês:

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