Canela | Canela em pau

A canela é a casca lisa interior, seca, de uma árvore semelhante a laurel que é cultivada em regiões úmidas da Índia, o Brasil, as Antilhas e ilhas do oceano Índico. A árvore da canela é uma pequena árvore ou arbusto perennifolio com casca papirácea. Se cultivada de forma selvagem pode chegar a 10 metros de altura, mas se poda em árvores mais pequenas para facilitar o seu cultivo.


A canela muito valorizada por seu delicioso aroma, é uma das espécies mais conhecidas e utilizadas, sendo conhecido o seu uso pelos egípcios desde 2000.C. É usado tanto no ramo como moída e o seu uso é muito comum para a elaboração de sobremesas, mas também em pratos principais doces ou salgados ou em bebidas. Seu aroma também é utilizada na elaboração de bebidas, sabonetes, dentifrícios, refrigerantes de cola,…


Embora o uso medicinal da canela é muito antigo, não está tão difundida na atualidade, porque o seu valor curativo não é tão conhecido como o de outras plantas medicinais. Provavelmente, o seu uso como afrodisíaco seja o mais conhecido, mas as propriedades e benefícios da canela a tornam indispensável na hora de preparar remédios naturais para perder peso, aumentar as defesas, melhorar a digestão, aliviar as afecções de garganta, reduzir o risco de sofrer de doenças cardiovasculares ou combater o organismo.


Propriedades da Canela


Cinnamomum zeylanicum


Benefícios da Canela

A canela é um carminativo calorífico, que é usado para favorecer a digestão e aliviar as náuseas, os vómitos e a diarreia. É utilizado para aliviar os sintomas do estômago revolto e para tratar a síndrome do intestino irritável. Pesquisas recentes têm demonstrado que a canela ajuda o organismo a aproveitar a insulina com mais eficiência, o que pode ser útil para o controle do diabetes. a Canela tem propiedades:AntibacterianasAntiinflamatoriasantimicrobianasastringentescarminativasdiaforéticasestimulantesexpectorantes

Contra-indicações da Canela

O consumo de canela está contra-indicado em mulheres grávidas ou que pretendem estar grávida, pois pode ter algum efeito contraceptivo. Também não é aconselhável para crianças menores de dois anos.Quando tomado em excesso, pode provocar a irritação da mucosa bucal, dificuldade respiratória ou ataques convulsivos. Não devem consumi-la também aquelas pessoas que estão seguindo tratamentos anticoagulantes, pois pode potencializar o efeito destes medicamentos.

Disponibilidade de Canela

A canela é vendido em ramos de entre 5 e 45 cm de comprimento. A canela em pó e a canela em pó, mais grossa, encontram-se com mais facilidade nas lojas de alimentação. Conselho: Os ramos de canela são as cascas da árvore, que se juntam umas dentro das outras, até formar uma barra de aproximadamente um metro de comprimento, que é seca e alvejante antes de sua comercialização. A casca é cortada em tiras finas e deixe fermentar. passadas 24 horas, retira-se a camada mais áspera da casca e deixa-se secar a camada interna. Durante este processo, a casca se enrola até formar o que é conhecido como ramos de canela.Princípios activos de Canela:Óleos esencialesMucílagosSales mineralesTaninosVitamina B1Vitamina C

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *