8 Alimentos ricos em aminoácidos que devem estar em sua dieta

Dos 20 tipos de aminoácidos que ele precisa do nosso corpo 9 deles são considerados essenciais, ou seja, aminoácidos que encontramos nos alimentos , já que o corpo não os produz. Você pode ingerir facilmente através das proteínas de origem animal ou vegetal, um aminoácido terá a mesma eficácia o caso da carne ou do jardim, além das propriedades de cada alimento. Isso sim, tenha em conta que a proteína de origem da carne contém todos os 9 aminoácidos essenciais, enquanto que no vegetal quase sempre falta alguém.


1. O ovo


Se há um alimento é famoso por seu aporte protéicopara fortalecer os músculos este é o ovo, e os aminoácidos, no seu papel de construtores, desempenham um papel fundamental nesta missão. O ovo pode facilmente conter 6 gramas de proteínas, e por sorte, nós temos um monte de maneiras de comérnoslos. Há mesmo quem os come cru por isso de evitar a perda de propriedades ao cozinhá-lo, mas não o faça no caso dos ovos.



2. O frango


E junto com o ovo não pode faltar o frango, mas também podemos recorrer a outras aves, como o peru, faisão ou a codorniz. A parte mais aconselhável é o peito, já que os aminoácidos ajudam a criar o músculo e ganhar massa muscular. O frango também é rico em niacina ou selénio, mas o que muita gente não sabe é que a carne de avestruz tem mais aminoácidos do que a de frango ou outras aves.


Alexander Raths || Shutterstock


3. As carnes vermelhas


Embora, de acordo com o animal terão uns ou outros plug-ins (por exemplo, a carne bovina é rica em ferro, a de cordeiro fornece selênio, zinco ou de ácidos graxos ômega 6), trata-se de carnes, que nos fornece todos os aminoácidos, e também são bastante versáteis na cozinha. O corte de carne vermelha também é importante, assim, para aproveitar ao máximo os aminoácidos escolheremos uma carne magra, melhor do que as peças com mais gordura, que também contribuem com mais calorias.

comer carne vermelha é bom ou ruim

4. O peixe azul


Referimo-Nos ao salmão, o atum ou a sardinha, ricas fontes de proteínas e de gorduras saudáveis, sem as quais nosso corpo não funciona. O atum e a sardinha são ricos em ômega 3 e seu aporte protéico -e, portanto, de aminoácidos – é espetacular, e as sardinhas também são uma opção muito interessante, quer sejam em lata ou frescas, por exemplo feitas na brasa e acompanhadas de uma salada, onde não podem faltar alguns dos ingredientes que veremos a seguir.


peixe azul e peixe branco diferenças



5. A soja


Valem os brotos, mas também o tofu, o edamame, o grão, o missô ou o próprio leite de soja. Este vegetal é um dos poucos que contém os nove aminoácidos essenciais, e, além disso, temos a sorte de que a soja e seus derivados são baixos em gordura. Sempre que pudermos, vamos escolher uma soja orgânica ou ecológica.


6. A quinoa


Um dos superalimentos do momento é a quinoa, rica em proteínas e que compartilha com a soja e o privilégio de estar no seleto clube de alimentos de origem vegetal, com todos os aminoácidos essenciais. Mas isso depende da variedade (16% a amarela e a vermelha são proteínas, na branca, o percentual descer a 14, para a pescada branca) uma xícara de quinoa pode nos proporcionar 8 gramas de proteínas.


7. Frutas, legumes e produtos hortícolas


A cebola, o alho, abacate, banana, melão, frutas cítricas, como os limões e as laranjas, couve-flor, batata, milho, os brotos de bambu, frutos secos, como os amendoins, as sementes de abóbora ou as amêndoas… todos eles são interessantes fontes de aminoácidos que devemos ter em conta na nossa alimentação.


8. O marisco


Concretamente, os camarões e as vieiras. Mas é preciso consumi-las com moderação, tanto pelo preço como o ácido úrico ou o colesterol, os camarões são uma importante fonte de proteínas -a sua contribuição é semelhante ao da carne de frango- , e pobre em gorduras. As vieiras, além das proteínas e os aminoácidos, que ajudam a vitamina B12, magnésio, potássio, ácidos gordos ómega 3.


Não hesite mais e certifique-se de que os aminoácidos não faltam em sua dieta com esses alimentos, os quais, além disso, somam-se inúmeros benefícios para o seu organismo através de outros nutrientes em sua composição.

8 alimentos que causam gases e que deve evitar

Se, com frequência, notas, o ventre inchado, sofre de dor abdominal ou sofre de desconforto flatulência, talvez a causa esteja no consumo habitual de alguns dos alimentos que mais gases podem chegar a produzir no organismo.


São, em geral, alimentos ricos em hidratos de carbono, alguns de lenta absorção, algo saudável, mas que costuma envolver digestões mais longas que favorecem o aparecimento de gases. Frutas, legumes ou verduras e legumes contêm fibras solúveis e insolúveis, indispensável e benéfica, mas também é propensa a gerá-los.


Entre os alimentos que deve evitar, ou ao menos moderar o seu consumo, para reduzir os gases irritantes, destacam-se:


1. Legumes


Lentilhas, grão-de-bico e feijão são fonte de carboidratos e fibras, por isso, para manter os gases em níveis moderados deve ser cozido bem, para que fiquem o mais suave possível, e masticarlas a consciência para assim facilitar o processo digestivo. Um truque para que sejam suaves e provoquem menos flatulência é parar o cozimento acrescentando água fria uma ou duas vezes enquanto se guisan.


Estas são as leguminosas mais saudáveis

melhores legumes quais são

2. Legumes e produtos hortícolas


É claro que não se trata de eliminar esses alimentos tão saudáveis em sua dieta, mas quando a preparar suas menestras ou seus legumes ao vapor, tenha em conta aquelas que mais gases produzidos e evita-las juntas, pode até tentar suprimir alguma do menu por uma curta temporada. Couve-flor, repolho, brócolis, couve de Bruxelas, alcachofras, cebola, alho poró, pimentão e rabanetes são as que mais gases gerados.

legumes verduras cruas

3. Frutas e sucos


É o seu alto teor em açúcares (frutose), o que faz com que a ingestão de grande quantidade de frutas e sumos favorece a presença de gases, especialmente se tomadas com a pele. A maçã, ameixa, pêra e uvas estão à cabeça do particular, este ranking. Para aliviar os sintomas, procura levá-los maduras e descascadas.


4. Leite de vaca e derivados


Não produzem o mesmo efeito em todo o mundo, mas para algumas pessoas, os lácteos não lhes sentir nada bem e lhes provocam gases com facilidade. Se isso acontece com você, pode ser que você tenha intolerância à lactose, já que, a presença de carboidrato (açúcar) no leite é a causa de algumas doenças gástricas, flatulência incluídas. Entre os derivados lácteos que mais gases produzem – se a nata e os molhos e cremes feitos com queijos gordos. Se você tem tendência, evítalas.


Alternativas ao leite de vaca


leite de vaca de boa ou má

5. Adoçantes


Você podese perguntar como posso ter gases se eu só tenho tomado um doce sem açúcar? Pois é assim. Alguns adoçantes, como o sorbitol ou manitol, comuns em pastilhas elásticas e rebuçados sem açúcar, são por vezes os causadores da desagradável e dolorosa sensação de barriga inchada.


Adoçantes naturais e saudáveis alternativos ao açúcar


Até que ponto são perigosos os adoçantes?


6. Refrigerantes e bebidas com gás


O gás que contribuem diretamente para o nosso organismo é algo evidente, mas, além disso, não há que esquecer os aditivos e adoçantes incluídos na maioria dos refrigerantes comuns.


Outros efeitos negativos dos refrigerantes



7. Frituras e carne


Em concreto, trata-se de qualquer alimento que se fria e a carne muito feita. Você deve evitar ambos os tipos de alimentos, se quiser que os problemas que lhe causam os gases diminuam de forma notável.



8. A massa


Feita à base de cereais, para muitos, é al dente, como deve ser tomado, mas se o seu objetivo é reduzir gases, é preferível aumentar a poucos minutos da cozedura.


comer massa para perder peso


Não só os alimentos que produzem mais ou menos gases, também influencia a nossa maneira de comer. Tome o seu tempo, mastiga bem e tente não engolir ar enquanto o faz. Além disso, beba água quando tiver terminado. Simples e práticas que dão bons resultados.

Como vencer o colesterol alto

Quando sua análise mostra que seu colesterol está alto, a primeira coisa que você pensa é como fazer para baixá-lo. Pois bem, para começar, é importante ter em conta que não só você tem que pensar em levá-lo, mas em saber como vencer a hipercolesterolemia. Existem muitos tratamentos com os quais você pode baixar o seu colesterol, mas são apenas alguns poucos os que você pode colocar em prática para vencê-lo , de forma definitiva.


A hipercolesterolemia é um dos fatores de risco cardiovascular que pode modificar, e prevenir uma doença que afecte tanto para o seu coração, como para o seu cérebro. Mas se você só pensa em reduzir e controlar os valores de colesterol no sangue, pode obter resultados de insight.


Em contrapartida, para obter resultados permanentes; é importante que você vá um pouco mais além e conheça como fazer para vencê-lo , de forma definitiva.


Como vencer o colesterol alto?



  • Para vencer o colesterol elevado é importante que faça, antes de tudo, prevenção. Para isso, é fundamental tomar consciência de que você é o que você come e faz. As principais medidas para vencer o hipercolesterolemia são as mudanças de hábitos alimentares e de estilo de vida.

  • Até mesmo as mudanças de hábitos alimentares e de estilo de vida, podem te ajudar a tratar outras doenças que se relacionam diretamente com o colesterol alto, a obesidade, a diabetes e a hipertensão arterial.

  • Se consumir em forma constante produtos alimentícios cardiosaludables, como alimentos ricos em omega 3, alimentos com resveratrol, alimentos antioxidantes e alimentos com fibras, entre outros, ocorre uma redução do risco cardiovascular.

Muitas pessoas podem ter uma certa predisposição para sofrer de hipercolesterolemia, mas se bem que a genética não se pode mudar, se você pode controlar através de mudanças alimentares. Por esta razão é muito mais importante enfatizar a prevenção do que na cura.


Além de mudar o estilo de alimentação, também é importante realizar diariamente ações que complementam a dieta, como caminhar diariamente por 30 minutos, parar de fumar e/ou reduzir o consumo de álcool, limitándolo a 2 copos de vinho tinto por dia.


Hoje, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte, por isso, é fundamental dar ênfase à prevenção, e para isso deve haver uma mudança de consciência.


Os medicamentos são muito importantes para tratar uma dislipemia, mas a realidade é que esses podem ser consumidos por um determinado período de tempo. Então o objetivo é pensar a longo prazo, a tomar os medicamentos que sejam necessários, mas realizando mudanças em sua alimentação e em sua vida que lhe permitam proteger a sua saúde cardiovascular, vencendo o colesterol alto.

8 alimentos que aceleram o metabolismo

De certeza que já ouviu falar sobre os alimentos queima-gorduras, alguns alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam-nos a perder peso de forma rápida. Não se trata de nenhum mito, existem, mas antes de examinarmos a lista de alimentos que aceleram o metabolismo lembre-se que um metabolismo acelerado é sinônimo de vida saudável, que inclui uma dieta equilibrada, mas também a prática habitual de exercício ou o respeito aos tempos de descanso.


1. Cereais integrais


Aqui se incluem todos: arroz, milho, trigo, aveia…qualquer cereal integral irá ajudá-lo a acelerar o metabolismo e funcionará como queimador de gordura. O corpo usa o dobro de energia para digerir os cereais integrais em comparação com os refinados. Além disso, os integrais são mais saciantes, o que te ajudará a perder peso, e são mais ricos em nutrientes essenciais (zinco, magnésio, vitamina E e vitamina B6, fibra).


Tudo o que você precisa saber sobre os cereais integrais


cereais integrais benefícios


2. Carne magra


O mesmo que aconteceu com o peixe, aqui também valem todos, tanto a carne como o peixe, o frango, o peru, o coelho, carne de porco e de vaca, o linguado, o bacalhau, a pescada… Os peixes dos escolheremos sempre frescos, e da carne nós retiraremos a parte da gordura para que haja menos lipídios e metabolismo active melhor. Também poderíamos incluir aqui o ovo, que tem uma função calcada da carne.


Mais benefícios da carne magra


O que são as carnes magras


3. As nozes


Ou melhor, qualquer alimento rico em ácidos graxos ômega 3, como as próprias nozes ou o salmão, que também poderia fazer parte do ponto anterior. Essas gorduras saudáveis e necessárias para o bom funcionamento do organismo e ajudam a reduzir os níveis de leptina, um hormônio que, quando seus níveis baixam, permite acelerar o metabolismo e queimar mais calorias.


Outras razões por que comer nozes


nozes benefícios


4. O azeite de oliva


Outro exemplo de alimento rico em gorduras saudáveis, que nos ajudará a perder peso. Por uma parte, temos que, além de ser um alimento saciante, contribui para a aceleração do metabolismo, enquanto o corpo está absorvendo os nutrientes do resto de alimentos; e por outro lado nos deparamos com o que é potenciador de serotonina, que vai fazer você se sentir mais feliz.


Como escolher o melhor azeite de oliva


maus usos do azeite de oliva


5. O chá e o café verde


Você leu certo, o café verde, que não é outra coisa que o café comum, mas sem tostar. Além de ser estimulantes, ambos têm um grande poder antioxidante e propriedades de emagrecimento. No entanto, o café verde é praticamente impossível de se encontrar para além das cápsulas e produtos de emagrecimento com extrato de café verde, então nós ficamos com o chá verde. Em ambos os casos, o ideal é beber entre 2 e 4 xícaras ao dia.


Infusão de chá verde


6. As lentilhas


Todos nós sabemos da importância desta feijão para manter os níveis de ferro. Se o corpo não lhe falta nenhum mineral, o metabolismo vai mais rápido, e no caso de lentilhas nos fornece ferro suficiente para garantir esse mínimo. Mas, além dos minerais, fibra mantém o sistema digestivo em bom estado, acelerando o metabolismo, e suas proteínas de origem vegetal ajudam a construir massa muscular, o que também aumenta a taxa metabólica.



7. Os pimentos


A chave é a capsaicina, uma substância presente especialmente nos pimentas picantes como o chile, a caiena ou os próprios pimentões vermelhos. Os estudos revelam que esta substância, culpado do picante, elimina as células de gordura imaturas, que não têm nenhum efeito em nosso corpo. Desta forma, o consumo calórico é maior, e se somarmos o que é saciante temos o aliado perfeito para perder peso.


8. A fruta


As opções são infinitas, peras, maçãs, uvas, amoras, frutas cítricas, melão… Todos eles nos proporcionam menos calorias do que consumimos ao digerirlos, tornando-se queimadores de gordura naturais. É importante escolher a fruta fresca, em especial aqueles que, como os mirtilos, podemos comprar desidratados; e o grande percentagem de água que têm faz com que sejam muito pouco calóricos.

Como reduzir o colesterol e prevenir resfriados

Você pode se perguntar que relação há entre o colesterol elevado e os resfriados, a realidade nenhuma, exceto a existência de substâncias naturais que ao consumi-las, você ajuda a reduzir o colesterol e prevenir constipações. Não deixe que o inverno se surpreenda, baixa o seu colesterol e aumenta as defesas.


Certamente, você já ouviu falar ou lido sobre os benefícios da vitamina C, o zinco, polifenóis e outros antioxidantes naturais. Pois bem, todos e cada um deles cumprem diferentes funções e, neste caso em particular podem ajudar a reduzir o colesterol e prevenir resfriados, especialmente durante o inverno.


Dentro das substâncias naturais, que baixam o colesterol e aumentam as defesas se encontram:



  • A vitamina C: a vitamina a é considerada um antioxidante natural que reduz a oxidação de gordura, ajudando a reduzir o colesterol, especialmente a fração LDL. Por outro lado, esta vitamina solúvel em água, aumenta as defesas contra certos vírus, e contribui para aumentar as barreiras naturais contra as infecções.

  • Zinco: é um mineral é, também, considerado um antioxidante natural que, como a vitamina C, que melhora a combustão das gorduras e evita que são depositados nas paredes arteriais. Além disso, esta substância orgânica não só aumenta a imunidade, mas também melhora o ataque de vírus e/ou bactérias que possam afetar o sistema respiratório. De acordo com alguns estudos, o zinco também é eficaz não apenas para o tratamento de um resfriado, mas também para tratar outras doenças respiratórias, como a tuberculose ou a pneumonia aguada.

  • Polifenóis: estas substâncias naturais encontram-se preferencialmente em vegetais, frutas e plantas medicinais. Estas têm a propriedade de reduzir o colesterol no sangue e proteger o sistema cardiovascular. Além disso, é necessário ter em conta que também essas substâncias regulam o sistema imune, causando efeitos antivirais e antibacterianos.

  • Vitamina A: essa vitamina, como a vitamina C também é um antioxidante natural, que não apenas baixa o colesterol e reduz a probabilidade de que a formação de placas de ateroma; mas que tem um efeito benéfico sobre as defesas do corpo, evitando o risco de infecções.

Estas são apenas algumas substâncias naturais, que baixam o colesterol e aumentam as defesas, existem mais compostos orgânicos que possuem propriedades antioxidantes que melhoram a imunidade, reduzindo a probabilidade de doenças respiratórias durante o inverno.


Se bem que a maioria dos minerais e vitaminas cumprem estas funções, é importante que você saiba que essas substâncias são encontradas naturalmente nos alimentos de origem vegetal, e a melhor forma de aproveitar todos esses benefícios é que os consumas crus.


Lembre-se que, se a sua intenção é consumir suplementos vitamínicos, estes devem ser prescritos por um médico. Não te automediques, é prejudicial para a saúde.