8 alimentos que aceleram o metabolismo

De certeza que já ouviu falar sobre os alimentos queima-gorduras, alguns alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam-nos a perder peso de forma rápida. Não se trata de nenhum mito, existem, mas antes de examinarmos a lista de alimentos que aceleram o metabolismo lembre-se que um metabolismo acelerado é sinônimo de vida saudável, que inclui uma dieta equilibrada, mas também a prática habitual de exercício ou o respeito aos tempos de descanso.


1. Cereais integrais


Aqui se incluem todos: arroz, milho, trigo, aveia…qualquer cereal integral irá ajudá-lo a acelerar o metabolismo e funcionará como queimador de gordura. O corpo usa o dobro de energia para digerir os cereais integrais em comparação com os refinados. Além disso, os integrais são mais saciantes, o que te ajudará a perder peso, e são mais ricos em nutrientes essenciais (zinco, magnésio, vitamina E e vitamina B6, fibra).


Tudo o que você precisa saber sobre os cereais integrais


cereais integrais benefícios


2. Carne magra


O mesmo que aconteceu com o peixe, aqui também valem todos, tanto a carne como o peixe, o frango, o peru, o coelho, carne de porco e de vaca, o linguado, o bacalhau, a pescada… Os peixes dos escolheremos sempre frescos, e da carne nós retiraremos a parte da gordura para que haja menos lipídios e metabolismo active melhor. Também poderíamos incluir aqui o ovo, que tem uma função calcada da carne.


Mais benefícios da carne magra


O que são as carnes magras


3. As nozes


Ou melhor, qualquer alimento rico em ácidos graxos ômega 3, como as próprias nozes ou o salmão, que também poderia fazer parte do ponto anterior. Essas gorduras saudáveis e necessárias para o bom funcionamento do organismo e ajudam a reduzir os níveis de leptina, um hormônio que, quando seus níveis baixam, permite acelerar o metabolismo e queimar mais calorias.


Outras razões por que comer nozes


nozes benefícios


4. O azeite de oliva


Outro exemplo de alimento rico em gorduras saudáveis, que nos ajudará a perder peso. Por uma parte, temos que, além de ser um alimento saciante, contribui para a aceleração do metabolismo, enquanto o corpo está absorvendo os nutrientes do resto de alimentos; e por outro lado nos deparamos com o que é potenciador de serotonina, que vai fazer você se sentir mais feliz.


Como escolher o melhor azeite de oliva


maus usos do azeite de oliva


5. O chá e o café verde


Você leu certo, o café verde, que não é outra coisa que o café comum, mas sem tostar. Além de ser estimulantes, ambos têm um grande poder antioxidante e propriedades de emagrecimento. No entanto, o café verde é praticamente impossível de se encontrar para além das cápsulas e produtos de emagrecimento com extrato de café verde, então nós ficamos com o chá verde. Em ambos os casos, o ideal é beber entre 2 e 4 xícaras ao dia.


Infusão de chá verde


6. As lentilhas


Todos nós sabemos da importância desta feijão para manter os níveis de ferro. Se o corpo não lhe falta nenhum mineral, o metabolismo vai mais rápido, e no caso de lentilhas nos fornece ferro suficiente para garantir esse mínimo. Mas, além dos minerais, fibra mantém o sistema digestivo em bom estado, acelerando o metabolismo, e suas proteínas de origem vegetal ajudam a construir massa muscular, o que também aumenta a taxa metabólica.



7. Os pimentos


A chave é a capsaicina, uma substância presente especialmente nos pimentas picantes como o chile, a caiena ou os próprios pimentões vermelhos. Os estudos revelam que esta substância, culpado do picante, elimina as células de gordura imaturas, que não têm nenhum efeito em nosso corpo. Desta forma, o consumo calórico é maior, e se somarmos o que é saciante temos o aliado perfeito para perder peso.


8. A fruta


As opções são infinitas, peras, maçãs, uvas, amoras, frutas cítricas, melão… Todos eles nos proporcionam menos calorias do que consumimos ao digerirlos, tornando-se queimadores de gordura naturais. É importante escolher a fruta fresca, em especial aqueles que, como os mirtilos, podemos comprar desidratados; e o grande percentagem de água que têm faz com que sejam muito pouco calóricos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *